BLOG

LISBOA

Lisboa é a capital de Portugal, sendo também a capital do distrito. Mas, como Lisboa se veio a tornar na cidade mais importante de Portugal? Lisboa foi fundada pelos Fenícios sob o nome de Alis Ubbo “porto seguro” , mais tarde   foi ocupada pelos Gregos e Cartagineses.

No ano 195 a. C., foi conquistada pelos Romanos, passando a chamar-se Olissipo. À sua volta começou a fixar-se um grande  número de pessoas que se dedicavam à agricultura.  Devido à sua excelente localização, tornou-se um importante centro de defesa dos Romanos. Com a queda do Império Romano, passou a fazer parte do reino suevo da Galiza, até 585 d.C. Foi dominada por Muçulmanos .Em 1147, foi definitivamente conquistada por D. Afonso Henriques (1º rei de Portugal), que a desenvolveu para fora das suas muralhas, e mais tarde se tornou capital do reino, importante porto de comércio, que teve seu esplendor na época dos descobrimentos.

Sofreu um grande terramoto em 1755, após reconstrução, foi requalificada e hoje ainda permanece a essência do layout das ruas e avenidas.

Sofreu com ocupação de Napoleão Bonaparte, e do reino de Espanha.

Foi sede da mudança de regime monárquico para república.

Viveu tempo mais “obscuros “ durante a ditadura do regime de Salazar , até á libertação e conquista  liberdade em 1974.

A exposição mundial de 1998, EXPO98, veio dotar a cidade de uma zona moderna, muito apreciada e visitada pelos nossos turistas.

Lisboa é conhecida como a cidade das “sete colinas”: Castelo, Graça, Monte, Penha de França, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina e Estrela.