BLOG

O FADO

Património cultural e Imaterial da Humanidade. O fado é um estilo musical português é cantado por uma só pessoa (fadista) acompanhado por uma guitarra clássica e uma guitarra portuguesa.

A palavra fado vem do latin “fatum” , ou seja, “destino”.

A origem histórica do fado é incerta. Não é uma importação. É o resultado de uma fusão histórica e cultural que ocorreu em Lisboa

 Surge na segunda metade do sec. XIX, influenciado pelas  correntes do romantismo: exprimindo a tristeza de um povo, a sua amargura pelas dificuldades que vive, mas capaz de também introduzir esperança. Começou  por se ouvir nos salões da aristocracia, tornar-se-ia rapidamente expressão musical tipicamente portuguesa, e do povo.

No inicio do seculo XX, começou a ouvir-se nos pequenos restaurantes  dos bairros típicos de lisboa , como Alfama, Castelo, Mouraria, Bairro Alto, e Madragoa.

Tem como seu expoente máximo Amália Rodrigues, sua projecção internacional, levou o fado a todo o mundo, divulgando a cultura do País e sua história.

Inicialmente muito apreciado pelas gerações mais velhas, é hoje uma corrente transversal a todas as idades e muita apreciada e cantada também pelas gerações mais novas.